O funk é um estilo musical muito popular no Brasil, especialmente nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. O funk carioca, como também é conhecido, surgiu no final da década de 1980 nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, como uma forma de expressão artística e protesto social.
A origem do funk carioca remonta ao Miami Bass, um estilo musical originário de Miami, nos Estados Unidos, que misturava hip-hop, electro e funk. Com a influência do Miami Bass, os jovens das comunidades cariocas começaram a criar suas próprias batidas, incorporando elementos da música brasileira, como o samba e o pagode.
Nos anos 90, o funk carioca se popularizou e se tornou um dos principais estilos musicais do Brasil. Com letras que retratam a realidade das comunidades carentes, o funk carioca tem sido muito importante para a cultura brasileira por dar voz aos excluídos e trazer à tona questões sociais e políticas.
O funk carioca também tem uma grande importância para a cultura popular brasileira, influenciando a moda, a dança e até mesmo o comportamento dos jovens. Os bailes funk, que acontecem principalmente nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, são uma das principais manifestações culturais do Brasil e atraem milhares de pessoas.
Apesar de ser muito popular, o funk carioca também é muito criticado por alguns setores da sociedade, que consideram suas letras e danças muito explícitas e sexualizadas. No entanto, muitos artistas do funk carioca têm trabalhado para mudar essa percepção, criando letras mais conscientes e promovendo a valorização da cultura das comunidades carentes.
E a Funk It Wear vem justamente nessa pegada de desmistificar a mente das pessoas em relação ao funk , tentando mostrar sempre o lado cultural por por trás desse estilo musical.